O poder das especiarias e temperos na nossa saúde

Adicionar determinados temperos nas comidas, além de torná-las mais saborosas ainda pode contribuir para melhor qualidade de vida e desenvolvimento de doenças. Isto porque esses condimentos possuem diversas nutrientes que ajudam na nossa imunidade, na desintoxicação do organismos e ate no aumento da queima de calorias e na perda de gordura. No entanto, para obter tal benefício é preciso ter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas e consumir estes temperos regularmente.

Saiba como esses temperos podem ajudar na dieta e ainda proporcionar benefícios para a sua saúde.

Pimenta

As pimentas contribuem para o emagrecimento. Isto se deve a capsaicina, composto que contribui para o aumento da termogênese e consequentemente ajuda a reduzir o peso corporal.
Quanto mais ardida a pimenta, maior será a sua capacidade emagrecedora. Este tempero pode ser adicionado em carnes vermelhas, frango, no arroz com feijão e até na salada. O importante é ingerir a pimenta constantemente, pois isso irá fazer com que o metabolismo fique mais acelerado. As pimentas malagueta, jalapeno, dedo de moça, entre outras, são benéficas para a perda de peso. A únicas pimentas que não apresentam esse benefício são a pimenta biquinho e a cambuci, pois não apresentam capsaicina.

Canela

A canela é uma aliada para a perda de peso por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Este tempero também diminui a vontade de comer doce e ajuda no controle de glicemia.
Este alimento vai muito bem com frutas. Um prato muito saudável pode ser a banana amassada com chia e polvilhada com canela. Um estudo publicado observou que incluir canela na alimentação promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.

Gengibre

O gengibre possui o gengirol, substância que aumenta o gasto calórico em torno de 10%. Além de ser um tônico digestivo ele tem excelente ação antioxidante e antiflamatória. Na comida japonesa o gengibre está facilmente disponível. No dia a dia o gengibre vai bem para temperar carnes vermelhas, frango e peixe. Ele também pode ser ralado em frutas e na forma de chá. O calor não irá fazer com que o gengibre perca seus nutrientes.

Cúrcuma

A cúrcuma possui uma série de benefícios para a saúde. “Ela tem a curcumina, substância que é um poderoso anti-inflamatório. Pessoas com obesidade e com sobrepeso se encontram em um quadro inflamatório devido ao excesso de gordura. Ao ajudar a reduzir a inflamação a cúrcuma faz com que o corpo fique mais adequado para a perda de peso.
Este tempero também é um aliado do fígado. Ele tem ação no metabolismo das gorduras, diminui o colesterol e lipídios totais, eleva o colesterol HDL e diminui o triglicérides.
A curcumina se degrada em grandes temperaturas. Por isso, cozinhe os alimentos no tempo certo. Shots matinais com cúrcuma em pó ou em capsulas são excelentes estrategias de otimizar sua aborção.

Salsa

A salsa contribui para a perda de peso por ser diurética. Ela também ajuda a ‘limpar’ o organismo de ‘toxinas. Este alimento pode ser acrescentado na alimentação de diversas formas. Adicione no final da preparação do arroz, legumes, carnes ou molhos. A salsinha combina com todos os tipos de alimentos, pois o sabor dela é neutro e não se sobressai.
A salsa também pode ser utilizada na preparação de chás, separe um maço da planta para um litro de água e faça a infusão. Outra alternativa é adicionar o alimento em sucos, como o suco verde.

Alho

O alho proporciona uma série de benefícios para o organismo. Trata-se de um dos alimentos que mais tem propriedades saudáveis. É antiviral, antioxidante, anti-inflamatório, protege o coração, melhora nossa glicemia e controla a pressão arterial. Como ele tem amplas funções, ajuda a restaurar o equilíbrio do organismo e assim contribui para a melhor queima de gordura.
A melhor maneira de aproveitar os nutrientes do alho é consumindo-o cru. Por isso, ao fazer comidas como arroz, a dica é refogar metade do alho que pretende utilizar para elaborar o alimento e adicionar a outra parte quando o arroz já estiver pronto. Assim, o próprio calor do alimento irá abrandar o forte sabor do alho e suas propriedades serão mantidas. Capsulas de oleo de alho possuem funções mais objetivas na imunidade.

Orégano

O orégano é um aliado de quem quer emagrecer por duas razões. Ele estimula a digestão e tem ação diurética, por isso interessante para quem quer perder peso.
O orégano vai bem com carnes e legumes, tanto nas versões refogadas na panela quanto assadas no forno. Uma opção que pode ajudar a matar a vontade da pizza é adicionar o orégano no tomate e assá-lo.

Por Kelly Kathryn
Nutricionista Clínica-Esportiva-Funcional e Personal Trainer
(CRN: 06011778 CREF:023963G\RJ.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas