Supermercado
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que foi fiscalizado pelas autoridades competentes. Isso é a garantia da qualidade sanitária do produto
Supermercado todo mundo sabe que é: uma grande loja, com um mínimo de 200 metros quadrados, de auto-serviço (menos no local de produtos perecíveis, que conta com atendentes).
Em geral, eles são divididos nas seguintes partes: recebimento, estoque, retaguarda e loja, com seus corredores e milhares de produtos de alimentos e bebidas, além de outros, de outra natureza. Alguns supermercados oferecem locais para comer nas próprias lojas.
Para garantir a saúde pública desses ambientes, os supermercados estão sujeitos à fiscalização sanitária oficial.
Cuidados
Ao entrar num supermercado o cliente precisará ter os seguintes cuidados: o primeiro é evitar comprar demais, encantado pelas tentações nas quais esse tipo de comércio é especialista, com medidas do tipo: localização, iluminação e beleza das embalagens. O segundo é reparar numa medida que os supermercados praticam para dar a impressão de que os preços não aumentaram, o que eles conseguem, reduzindo as quantidades. E o mais importante de todos os cuidados, é verificar se o produto apresenta uma comprovação de que foi fiscalizado pelas autoridades competentes. Isso é a garantia da qualidade sanitária do produto, e, consequentemente, da saúde pública.
E tem mais: as promoções que, em grande parte das vezes são feitas com produtos com data próxima do prazo de vencimento. Abra os olhos!
Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]