Trigo: há milênios um alimento básico

Colheita em plantação de trigo

O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada no mundo

O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada no mundo, depois do milho e do arroz.

Nos moinhos, o grão de trigo é transformado em farinha, que é usada para a fabricação do pão – sinônimo de alimento – e de uma grande variedade de alimentos processados, como biscoitos, bolos e massas as mais variadas como macarrão, e também de cerveja.

O trigo foi primeiramente cultivado no Médio Oriente. Segundo pesquisas, inclusive no campo da arqueologia, este cereal é empregado como alimento há cerca de 10 mil anos.

O joio é um grão muito parecido com o trigo, mas é considerado erva daninha por ser impróprio para o consumo. Daí a conhecida frase dita quando é preciso separar aquilo que presta, do que não presta: “È preciso separar o joio do trigo.”

A terça parte da população mundial tem no trigo um alimento básico, fornecendo ao redor de 20% do total de proteínas e de calorias para os consumidores. Além disso, é uma importante fonte de vitaminas e de sais  minerais.

Em virtude dessas características, o trigo é considerado um alimento essencial para a segurança alimentar.

O Brasil não é autossuficiente na produção de trigo e por isso precisa importar mais de sete milhões de toneladas por ano, de mais do que um país, principalmente da Argentina. Graças ao trabalho de pesquisa da Embrapa, a produção nacional vem crescendo a cada ano.

Mas como nada é perfeito no mundo, o trigo contém glúten que causa alergia em alguns consumidores.

Referências Abitrigo, Reuters, Conab, Comexvis, Embrapa Trigo

Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas