Zoonoses & saúde pública

Zoonoses

Zooses são as doenças dos animais e Zoonoses são as doenças comuns aos animais e ao homem

O livro da OPAS- Organização Panamericana de Saúde (da ONU – Organização das Nações Unidas), considerado a “bíblia” do assunto, tem 989 páginas.

Trata-se de um assunto comum aos médicos e aos médicos veterinários.

Mas… que doenças são essas? São as bacterioses, as micoses, as clamidioses e ricketsioses, as viroses e as parasitoses que podem ser transmitidas pelo ar, pela água e pelos alimentos.

Entre as bacterioses, o livro lista 35 diferentes; as micoses, são 13, as clamidioses e ricketsioses, 10. as viroses, 55, e as parasitoses, 10, num total de impressionantes 123 doenças comuns aos animais e ao homem.

Novas zoonoses estão sendo constantemente diagnosticadas, resultantes, principalmente, de uma ação irresponsável da espécie humana representada pelo desmatamento.

Mas isso não é tudo, novas zoonoses estão sendo constantemente diagnosticadas, resultantes, principalmente, de uma ação irresponsável da espécie humana representada pelo desmatamento. Em busca de alimentos, os animais selvagens se aproximam das cidades.

Outra causa importante da transmissão das zoonoses é a excessiva intimidade entre os proprietários e seus animais de estimação, e de companhia, (que pode incluir o compartilhamento de alimentos) tida como uma compensação da solidão.

A precária atividade humana de combate aos insetos transmissores, é outra causa relevante; assim como o ineficiente combate aos roedores, que infestam, principalmente as grandes cidades.

Os alimentos, de origem animal ou vegetal, contaminados, representam papel destacado na transmissão para a espécie humana de várias doenças dos animais.

Mas, também existe o “vice versa”, que são as doenças do homem transmitidas para os animais.

Qual a solução? Higiene, vacinações, diagnósticos de boa qualidade, pouca intimidade com todos os animais, rigoroso combate aos insetos, desratização, e saneamento, são as medidas básicas de controle.

Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas