Segurança alimentar na França
A França é uma das mais importantes produtoras de alimentos da União Européia
A França é uma das mais importantes produtoras de alimentos da União Européia, graças à utilização de técnicas avançadas de produção sustentável e de um moderno esquema bancário de financiamento.
O destaque é a pecuária, que representa mais da metade da produção agropecuária do País. Em termos da produção de leite, a França ocupa a terceira posição no mundo,e na de carne, a quarta. São números impressionantes levando em conta a sua reduzida dimensão territorial, em comparação com os grandes produtores, como o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália e o Brasil.
Na França, o principal órgão responsável pela segurança alimentar, está ligado ao Ministério da Economia e a Direção Geral da Concorrência, do Consumo e Repressão de Fraudes.
A definição de Segurança Alimentar da França é a mesma do Comitê Mundial de Segurança. E ela resume afirmando que “todos seres humanos precisam contar com os meios que lhes garantam acesso a uma alimentação na quantidade e na qualidade que lhes assegurem uma vida saudável.”
A preocupação desse País não está limitada ao seu território e à sua população, mas também ao combate à fome mundial.
A França, que é muito rigorosa em termos da qualidade e da variedade de alimentos, assim como da sua apresentação, exerce uma atividade intensa em termos de fiscalização.
A preocupação desse País, berço da civilização ocidental, entretanto, não está limitada ao seu território e à sua população, mas também ao combate à fome mundial através do emprego das tecnologias mais modernas e sustentáveis de produção, conservação e distribuição.
Com esse objetivo, a França exerce um verdadeiro protagonismo, consubstanciado em diversas medidas de âmbito internacional, que incluem projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento, que, em 2018, investiu mais de 900 milhões de euros nos assuntos referentes à Segurança Alimentar, que abrangem as modernas técnicas de produção sustentável.
Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]