Para que serve o manjericão?
Para dar um bom aroma e sabor a diversos pratos, ao redor do mundo. Mas não só.
Como acontece com diversas especiarias que estimularam a navegação e a cobiça, notadamente dos navegadores portugueses e espanhóis dos anos 1.400 e 1.500, o manjericão também veio da Índia.
Segundo nos dizem os especialistas, o manjericão tem propriedades que beneficiam a saúde daqueles consumidores habituais. Dentre essas propriedades, ressaltamos as propiciadas pelos flavonóides, como as dos antioxidantes.
Essa especiaria é fundamental no preparo do molho pesto italiano, mas sua aplicação é muito mais ampla, inclusive no Brasil.
Mas para que o manjericão mantenha o seu valor, precisa ser adicionado nos alimentos frio, porque o calor reduz ou mesmo pode anular as suas propriedades.
Se você tem um local ensolarado na sua residência, poderá cultivar manjericão em vasos, começando com sementes ou com a muda já crescida.
Essa especiaria produz bom resultado quando adicionada aos seguintes alimentos: saladas, sopas, pizzas, carnes e peixes, por exemplo.
As variedades mais comuns do manjericão são as verdes (mais comuns), roxas, limão e canela.
Na Cidade do Porto, em Portugal, o manjericão tem uma conotação romântica: é a Erva dos Namorados, nas festas de São João. E em Lisboa, das comemorações do Dia de São João.
Por Luiz Octavio Pires Leal
Jornalista, Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]