Ovo, alimento completo
Uma curiosidade: na imensa maioria das vezes, o que se come não é ovo e sim óvulo. Mas é claro que ninguém vai se referir a esse precioso alimento como óvulo.
Mas qual é a explicação? É que o óvulo é a célula reprodutora da galinha – e das demais aves – não fertilizada. Dele nunca nascerá um pinto. Ovo é o óvulo fertilizado pelo galo. Dele, incubado durante 21 dias, naturalmente pela ave ou numa incubadora, nascem os pintos.
Mas, daqui em diante, o leitor já sabe que ao nos referirmos ao ovo, estamos falando de óvulo.
Para ser um alimento perfeito, ou quase, o ovo precisa ser bem conservado, entre a produção e o momento do consumo.
E como o consumidor pode saber se o estado de conservação do ovo está bom? De uma das seguintes duas maneiras: sem quebrar ou quebrando o ovo. Sem quebrar, o exame é feito com um ovoscópio que, através de uma forte fonte de luz, permite ver o seu interior. Se a câmara de ar (na parte maior do ovo) estiver maior do que uns poucos milímetros, é sinal de que o estado de conservação não está perfeito.
A câmara de ar tem a finalidade do pinto respirar, quando ainda está dentro do ovo, pouco tempo antes da eclosão (do nascimento).
Um ovoscópio doméstico pode ser feito com uma página de jornal enrolada em forma de funil, com a parte maior cobrindo uma lâmpada e a menor colocando o ovo com a parte menor para baixo.
Quebrando o ovo sobre uma superfície plana, de preferência sobre um vidro bem limpo, se a parte da clara junto da gema estiver alta, bem definida, o ovo está em bom estado de conservação. Se a clara estiver toda fina e espalhada, é sinal de que a conservação não está perfeita.
A proteína do ovo é completa: contém todos os aminoácidos indispensáveis para a nutrição humana, em proporções bem balanceadas.
- A clara é composta, principalmente, das seguintes proteínas: ovomucina, ovoalbúmem, conalbúmem, ovoglobulina e ovomucóide. Ela contém algumas vitaminas hidrossolúveis do Complexo B, principalmente riboflavina.
- As proteínas importantes da gema, são a ovovitelina e a levetina.
- As substâncias gordurosas são os glicerídios, a lecitina e o colesterol.
- Os pigmentos da gema (principalmente a xantofila) derivam da composição da ração.
- A gema contém todas as vitaminas conhecidas, com exceção da Vitamina C.
- E, em termos de minerais, ela contém ferro, fósforo, enxofre, cobre, potássio, sódio, magnésio, cálcio, cloro e manganês, todos indispensáveis à boa nutrição da espécie humana.
- A cor da casca depende da raça da galinha e não tem nenhuma relação com a composição do ovo.
- A cor da gema depende do tipo da alimentação.
Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]