O que são radicais livres dos alimentos?

O leitor provavelmente já tomou conhecimento dos tais “radicais livres”, mas se não for um profissional do ramo, não entendeu nada.

Nossa equipe pesquisou em várias fontes e vai tentar explicar de forma resumida.

Mas primeiro, aí vai a explicação técnica reproduzida integralmente:

“Os radicais livres dos alimentos são compostos químicos que contêm átomos ou moléculas instáveis, como elétrons não pareados em sua camada externa. Esses elétrons desemparelhados tornam os radicais livres altamente reativos e propensos a interagir com outras moléculas em busca de estabilidade.”

Como são formados

Os radicais livres são formados, naturalmente, durante o metabolismo celular do corpo, mas não somente. Eles também podem ser introduzidos por fontes externas, como os raios ultravioleta e outras diversas fontes, e até mesmo determinados medicamentos e alimentos.

Alimentos que são fontes

É importante saber que a ingestão desses alimentos não significa, obrigatoriamente, problema para a saúde do consumidor, isso porque o organismo tem mecanismos de defesa dos radicais livres.

São os seguintes os principais alimentos que, em termos dos radicais livres, podem, eventualmente ser prejudiciais: carnes processadas; frituras; grelhados, e alimentos conservados por muito tempo.

Como se defender

Comendo uma dieta equilibrada, variada, contendo os seguintes alimentos, que são fontes naturais de antioxidantes: frutas; legumes; e alimentos frescos.

Por Luiz Octavio Pires Leal
Jornalista, Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas