Milho

O milho é cultivado praticamente em todos os locais do mundo e é um excelente alimento tanto para a espécie humana como para animais.

O cultivo do milho é muito antigo, data de mais de sete mil anos, ao que tudo indica, no México.

O Brasil é um dos maiores produtores de milho do planeta, assim como os Estados Unidos.

A palavra “milho” tem origem nos dialetos indígenas do Caribe e quer dizer “sustento da vida”, o que significa que sua importância como alimento é reconhecida há muito tempo.

Este grão foi a base da alimentação de diversos povos, durante séculos e reverenciado nas artes.

Vários estudos demonstram que o milho é cultivado no Brasil desde antes da chegada dos descobridores portugueses, em 1500, e foi a partir daí que esse cereal chegou à Europa.

São muitos os produtos produzidos a partir do milho, que é utilizado sob as mais diferentes formas, como: farinha, flocos, proteínas, amido, azeite, bebidas alcoólicas, corantes usados na indústria de alimentos e álcool combustível, disputando com a cana de açúcar.

O uísque de milho, envelhecido em tonéis de carvalho, é o Bourbon.

Industrializado ou in natura, 0 milho é um alimento importante pelas suas qualidades nutritivas. Ele contém vitaminas do complexo B e os minerais magnésio, potássio, fósforo e cobre, além de fibras.

Na produção em larga escala, tanto de ovos como de frangos de corte – dos quais o Brasil é campeão mundial em produção e exportação –, o milho participa em grande parte das rações, o mesmo acontecendo na suinocultura. É isso que explica a relação do preço do milho com o destes produtos

Por Luiz Octavio Pires Leal
Jornalista – editor

FONTES: OPAS e revista Pnas

 

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas