Impacto dos alimentos saudáveis sobre a saúde

Nas últimas décadas, tem sido crescente o interesse pelos caminhos que levam às boas práticas da saúde, seja no colorido alegre das bancadas de uma feira livre, dos supermercados, hortifruti, peixes, ovos, carnes.

Inúmeras são as publicações sobre dietas ricas em fibras, óleo de peixe, fitoesteróis, isoflavonas, flavonóides, para redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como: obesidade, doenças ateroscleróticas, hipertensão arterial, diabetes, câncer, osteoporose – e com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, são cada vez mais diagnosticadas na população .

Após mais de uma década de estudos, foi cunhado o termo Foods for Specified Health Use (FOSHU), em 1991, cuja tradução em português levou ao que se conhece hoje como Alimentos Funcionais.

Há uma grande variedade de alimentos com propriedades funcionais, como queijos, soja, yacon, cogumelos, berries, chia, soja, linhaça, azeite de oliva, oleaginosas, aveia, legumes, vegetais e uma infinidade de frutas e ovos.

Ainda sobre alimentos funcionais, não podemos deixar de citar os benefícios do kefir, cuja característica principal é a presença de uma diversidade de microbiota, composta de lactobacilos, lactococos, bactérias do ácido acético e leveduras, junto com outros microorganismos, trazendo uma riqueza de vitaminas do complexo B.

Este alimento tem estímulo no sistema imunológico e propriedades antimicrobianas, crescimento tumoral, intolerância à lactose; e alimentos lácteos fermentados com kefir tem grande potencial para reduzir níveis de colesterol.

Por Marily Faria Esposito
Médica, CRM 52.55892-4 Pós graduada em Endocrinologia, Clínica Médica e Nutrologia.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas