Alimentação & Saúde Pública

Frutas, legumes e verduras: Alimentos importantes para a saúde e a economia mundial

Assembleia Geral da ONU, liderada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu 2021 como o ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (AIFLV) com o intuito de concentrar esforços para melhorar os sistemas de produção destes alimentos e minimizar perdas e desperdícios.

A produção mundial de frutas está em 792 milhões de toneladas, em ordem de importância representada por banana, cítricos (laranja, tangerina, limão, pomelos etc.), melão, maçã e uva. Outras espécies de frutas representando 76 milhões de toneladas, refletem a ampla gama de diferentes tipos que são cultivadas em todo o mundo.

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados – ABRAFRUTAS, o Brasil é o 3º maior produtor do mundo com 40 milhões de toneladas em 2020, 65%consumidas internamente e 35% destinadas ao mercado externo, valendo-se de exemplos de sucesso como a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, maçãs no sul, manga, melão, melancia, uvas, limão, laranjas de mesa, bananas maravilhosas e até jabuticaba, com dois empregos diretos para cada hectare plantado, somando 5 milhões no País, sem contar toda a economia indireta que a envolve. O consumo interno é de 58 kg por habitante/ano contra os 140 kg recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Por Edino Camoleze
Coronel Veterinário RR-1 especialista em planejamento de empreendimentos do agronegócio e titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas