Geografia da Fome

Geografia da fome

O problema da fome não é consequência da falta de alimentos e sim da má distribuição das riquezas

Homens de decisão política, economistas, nutricionistas, geógrafos, médicos e todos aqueles interessados no combate ao flagelo da fome, devem ler, aconselho que leiam, recomendo a leitura do clássico Geografia da Fome, um dos muitos trabalhos publicados no Brasil e em vários países do  mundo, por Josué de Castro.

Mas, quem foi Josué de Castro? Seu currículo detalhado, ocuparia todo este artigo.  Mas num breve resumo ele consta do seguinte:

Médico, um dos maiores pensadores da Geografia , professor universitário de Fisiologia, de Geografia Humana e de Antropologia. Nutricionista, foi embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça.

A fome e a miséria do mundo resultam do excesso populacional e da escassez de recursos naturais.

O pernambucano Josué de Castro, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros de todos os tempos, faleceu aos 65 anos, em 1973. Defendeu a tese – que segundo alguns autores continua válida – de que “A fome e a miséria do mundo resultam do excesso populacional e da escassez de recursos naturais“, são convicções falsas.

Segundo as suas pesquisas, expressas também no outro livro clássico Geopolítica da Fome, publicado em vários países, o problema da fome não é consequência da falta de alimentos e sim da má distribuição das riquezas.

Como um grande defensor da reforma agrária, Castro defendeu a tese de que com  uma racional distribuição da terra, e não apenas de recursos, o problema estaria resolvido.

No livro Geografia da Fome, “o autor realizou um intenso trabalho no sentido de mapear toda a distribuição  e concentração da fome no Brasil. O resultado foi a derrubada de alguns mitos de que a fome decorria das influências climáticas ou de que fal processo era culpa da improdutividade da população que optava pelo ócio, argumentos bastante populares ainda hoje.”

Tudo indica que as teses defendidas pelo Autor, no Geografia da Fome são, no mínimo, parcialmente válidas até hoje, o que recomenda a sua leitura.

Por Josué de Castro
Professor e autor do livro “Geografia da fome”

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas