Dever do Estado
Está na Constituição de 1988. “A saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado”.
E, então foi criado o SUS- Sistema Único de Saúde, amplo e gratuito, com o dever de atender aos cidadãos de todos os níveis, sejam ou não contribuintes do Tesouro Nacional. O SUS é tido como o maior do mundo nesse ramo de atividade.
Mas o grande problema é que tem crescido tanto, exigindo verbas tão grandes, que vem apresentando uma dificuldade, cada vez maior de prestar um serviço de qualidade, e o que se vê são filas desumanas, na maioria dos postos de atendimento, além da carência de médicos.
Quando o Brasil conseguir planejar e executar um programa de educação alimentar, aliado ao saneamento básico, certamente o afluxo de pessoas que procuram o SUS, irá diminuir.
Mas, quando o Brasil conseguir planejar e executar um programa de educação alimentar, aliado ao saneamento básico, certamente o afluxo de pessoas que procuram o SUS, irá diminuir. Isso porque, uma boa parte das doenças resulta da má qualidade da água – uma importante fonte de microrganismos patogênicos. Outra parte é consequência da subnutrição, da alimentação incorreta ou mesmo da fome parcial ou total. Sempre ela: a falta de uma boa educação.
E é difícil compreender que haja uma parte importante da população passando fome total, num pais que é um dos dois ou três maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo e conte com uma indústria de alimentos, grande, moderna e muito diversificada.
Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]