Carência de Vitamina D

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento de diversas funções do organismo humano e animal. A sua carência provoca distúrbios importantes.

Essa vitamina é produzida pela exposição da pele da pessoa aos raios ultravioletas do sol da manhã. É que a pele tem uma provitamina que, irradiada pelos ultravioletas, transforma-se na vitamina D ativa.

Para que serve a vitamina D?

Esta vitamina é fundamental para a formação e manutenção da boa qualidade dos ossos, e sua falta facilita a ocorrência de fraturas.

A função da vitamina D é contribuir para a absorção do cálcio e do fósforo, minerais essenciais para os ossos.

Mas a vitamina D tem outras funções essenciais, dentre as quais: na boa saúde do coração e dos vasos; no sistema imunológico (de resistência às infecções, por exemplo); fraqueza dos músculos e outras.

Um simples exame de sangue – solicitado pelo médio, nos casos de suspeita – determina o nível de vitamina D. Se ele estiver abaixo do normal, suplementos e exposição ao sol da manhã podem resolver o estado de carência.

A importância da dieta

A carência de vitamina D também pode ser reduzida ou, eventualmente, até evitada, através da ingestão de determinados alimentos como: determinados peixes ricos em gordura, como as sardinhas e o salmão (as vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura); alguns cogumelos e a gema do ovo.

Mas, como sempre, a automedicação não é uma boa idéia. Em caso de dúvida, ou nos exames periódicos, a boa idéia é consultar um clínico.

Por Luiz Octavio Pires Leal
Jornalista, Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas