Alimento orgânico, natural ou ecológico

Alimento orgânico

Tudo o que existe de material no planeta Terra pertence a três Reinos: Mineral, Vegetal ou Animal.

Não existe absolutamente nada de material no Planeta que esteja fora de um desses Reinos.

Do micróbio ao homem, da água à pedra e ao solo, do mofo à alface e ao eucalipto tudo o que existe na natureza se enquadra num desses três Reinos.

A imensa maioria dos alimentos consumidos pelo homem, pertence aos reinos vegetal e animal. São as plantas (legumes, verduras e frutas) e os animais e seus produtos ( carnes, ovos, leite, peixes crustáceos, mariscos). O sal marinho (cloreto de sódio) é um exemplo típico de alimento do Reino Mineral. São todos produtos naturais, ou seja, da natureza.

Os alimentos dos reinos Vegetal e Animal, são todos orgânicos: possuem células, tecidos e órgãos. São seres vivos.

Ecológico é palavra que deriva de uma ciência chamada Ecologia. E o que significa Ecologia? É um ramo da Biologia. Ela tem, portanto, um significado estrito, científico e que pode ser resumido da seguinte maneira: “A ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente no qual eles vivem, assim como as suas recíprocas influências.”

Portanto, afirmar que determinado alimento é ecológico não faz o menor sentido. Assim como também é absolutamente impróprio dizer que um passeio é ecológico, ou um jardim é ecológico.

Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas