8 super alimentos funcionais para saúde e emagrecimento
A ciência da Nutrição anda na velocidade da luz. A todo momento surgem novos alimentos de nome complicado que parecem ser milagrosos, mas nem sempre são de fácil acesso e ainda por cima nem inacessíveis financeiramente a todos. Modismos à parte, os chamados alimentos funcionais estão em todo lugar e você com certeza já os conhece.
A principal característica dos funcionais não é o exotismo, mas o fato de que, comprovadamente, fazem bem. Além de suas funções nutricionais básicas, eles podem desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. As crianças também podem se beneficiar dos alimentos funcionais, uma vez que, nessa etapa da vida, a qualidade da alimentação é determinante para a saúde e os bons hábitos que serão levados pela vida toda.
Conheça alguns superalimentos que podem ser incorporados sem dificuldade e de forma criativa e saborosa no seu dia dia.
- Brócolis
Esse vegetal crucífero, da mesma família da couve-flor e da couve-de-bruxelas, tem como componentes funcionais substâncias quimiopreventivas, como o indol-3-carbinol e os isotiocianatos, que previnem o surgimento e desenvolvimento de muitos cânceres, como o de mama, ovário, pulmão e colorretal. Essa “arvorezinha”, como chamam as crianças, ajuda a metabolizar a vitamina D e a desintoxicar o corpo, diminuindo o efeito de alérgenos. As crucíferas são tão benéficas que podem ser consumidas pelo menos três vezes por semana. Para usufruir dos seus benefícios ao máximo, pique-os (pois ao fazer isso, enzimas irão ativar os componentes funcionais) e cozinhe-os no vapor por tempo inferior a dois minutos.
- Abacate
Considerado hoje por muitos especialistas um alimento perfeito, durante algum tempo foi visto como vilão por seu teor calórico. Estudos demonstram que componentes do abacate, entre eles beta-sistosterol e ômega 9, são capazes de regular a absorção e a produção de colesterol no corpo e ajudar a ter uma ótima noite de sono. Seu consumo também auxilia na prevenção do câncer de boca, pele e próstata, por causa da mistura especial de nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes. Excelente fonte de gorduras saudáveis, o abacate está repleto de nutrientes que melhoram o humor e colaboram para a saúde de um modo geral. O equilíbrio de gorduras, fibras e proteínas ajuda a estabilizar o teor de açúcar no sangue, aumentando a disposição e melhorando o raciocínio.
- Azeite de oliva extravirgem
Os componentes do azeite de oliva são anti-inflamatórios, essenciais para regular o sistema imunológico, prevenir o câncer, proteger contra doenças cardiovasculares, além de aumentar o HDL, colesterol bom, e regular o colesterol total. O extravirgem é o “suco” extraído da primeira prensagem das azeitonas, tem alto teor de gordura monoinsaturada em forma de ácido oleico (entre 60% e 80%), que reduz os níveis de colesterol ruim, o LDL.
- Ovo
O ovo já foi visto como responsável por colesterol alto e alergias. Hoje, já esta mais do que comprovado que eeu consumo favorece a atividade cerebral e auxilia na concentração. Não à toa, o ovo esta na lista de superalimentos que acalmam, energizam, alegram e emagrecem. Entre as substâncias que contribuem para tantos benefícios estão o triptofano, estimulante da liberação da serotonina; a colina, indispensável para o cérebro e o sistema nervoso; e o selênio, mineral antidepressivo. Para eliminar bactérias, o ovo deve ser consumido cozido.
- Aveia
A aveia possui fibras solúveis que favorecem o funcionamento intestinal ,carboidratos de qualidade que fornecem energia e vitaminas do complexo B que estimulam o bom funcionamento do sistema nervoso. Minerais como o zinco, fundamental para a imunidade, equilíbrio hormonal, memória e níveis de energia, e magnésio, que combate a irritabilidade, completam a “bula” desse superalimento já conhecido de nossas avós. Além do tradicional mingau, a aveia vai bem sobre frutas, vitaminas, massa de receitas etc…
- Frutas vermelhas e roxas
Morangos, mirtilos, uvas, framboesas, amoras, romãs , AÇAI e cerejas são riquíssimos em antioxidantes, que auxiliam na memória e aprendizado, além de fornecer propriedades anticancerígenas e melhorar a circulação sanguínea. Seus componentes funcionais são os polifenóis, como fisetina e o ácido elágico. Os fenóis têm efeito anti-inflamatório e aliviam dores. As frutas vermelhas podem estar presentes em dietas de emagrecimento por seu baixo valor calórico e excelente fator nutricional.
- Sardinha\atum
Existem diversos peixes ricos em ômega 3, responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina, como salmão, arenque , sardinha e atum. O melhor deles é a sardinha por elas não carregarem tantas toxinas como os outros peixes, especialmente os grandes, como o atum. São excelentes para a saúde cardiovascular, a memória e as articulações, para revigorar a energia e a pele. Peixes contem proteínas e aminoacidos importantes para construção muscular e perda de peso.
- Coco
Seu óleo é considerado um dos mais resistentes ao aquecimento, sendo indicado para usar em frituras. Polpa, leite e óleo de coco são riquíssimos em componentes funcionais que reforçam o sistema imunológico com efeitos antibacterianos. São eles: os ácidos láurico e caprílico, triglicérides de cadeia média, uma forma de gordura saturada que regula o funcionamento do fígado, promove a saúde do coração, equilibra o açúcar no sangue e é de rápida metabolização. Você aproveita tudo do coco: dá para tomar a água e comer a polpa, polvilhar frutas com coco ralado, usar o óleo como substituto da manteiga, adicionar o leite de coco a pratos doces ou salgados ou usar açúcar de coco para adoçar no lugar de açúcar convencional (com índice glicêmico menor e mais vitaminas, minerais e aminoácidos).
Por Kelly Kathryn
Nutricionista Clínica-Esportiva-Funcional e Personal Trainer – CRN 06011778, CREF:023963G\RJ
Matérias relacionadas
O trigo é a terceira mais importante semente comestível cultivada […]
Sempre verifique se o produto apresenta uma comprovação de que […]
Os nutrientes dos alimentos favorecem o funcionamento correto de nosso […]