Vitamina E

Óleo de germe de trigo , semente de girassol torrada, amêndoa torrada, óleo de girassol, avelã torrada, e amendoim torrado são as principais fontes de Vitamina E.

O nome científico da Vitamina E é Alfa-Tocoferol. É uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, e é altamente antioxidante.

A vantagem do alto poder antioxidante dessa vitamina é que ela atua na prevenção de diversas doenças, umas cientificamente comprovadas e outras ainda apenas com indícios. E essa ação se manifesta no combate aos radicais livres.

Entre as doenças suposta ou comprovadamente preveníveis com a ingestão de doses adequadas da Vitamina E, as mais citadas são as seguintes: fraqueza muscular, problemas de visão, alterações do sistema imunológico, dormências, tremores e dificuldade de locomoção.

Mas, na espécie humana, a carência de vitamina E não é uma ocorrência comum. E a eventual deficiência é detectada através da  dosagem do Alfa Tocoferol no sangue.

Trabalho publicado por Bruna Stupiello informa que algumas pesquisas apontam que a Vitamina E poderia ajudar na prevenção da pré-eclâmpsia das gestantes.

Pesquisando com ratas, a professora de bioquímica e fisiologia Ana Dulce Oliveira da Paixão, da Universidade Federal de Pernambuco, observou que no casos de fêmeas desnutridas, o consumo do Alfa Tocoferol (Vitamina E) previne o estresse oxidativo na placenta e a hipertensão da prole na idade adulta.

São as seguintes as principais fontes de Vitamina E: óleo de germe de trigo , semente de girassol torrada, amêndoa torrada, óleo de girassol, avelã torrada, e amendoim torrado.

Referência: Professora Ana Dulce Oliveira da Paixão, Jornalista Bruna Stupiello e USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Por Luiz Octavio Pires Leal
Editor, titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

 

Compartilhe esta matéria

Matérias relacionadas